top of page

 

Este trabalho nasce de uma conversa com uma amiga que me relatava os dias em que fugia da escola, pulando o muro, que dava direto ao Cemitério da Saudade em Santo André, para visitar o túmulo da “santinha” Vanilda. Ia lá e ficava desabafando suas angústias de adolescente. Na hora dei um pulo e perguntei: Que santa é essa que nunca ouvi falar? Vamos lá agora que quero conhecer. E literalmente ela teve de me levar.A partir dali fiquei sabendo de muitos outros que tinham seus túmulos, suas histórias e seus Cemitérios.Fui atrás de tudo que pude. Entre pesquisas realizadas nos locais e buscas por materiais na internet, procurei me focar na organização da História dos Cemitérios de Santo André, entrevistar funcionários e pesquisar sobre algumas personalidades históricas ou personalidades que fazem parte da cultura do povo ( milagreiros ). Mas não deixei de citar alguns Cemitérios que fazem parte da região e assuntos complementares como preservação de Patrimônios, história da origem dos cemitérios e artigos de jornais que falam sobre o assunto.Este trabalho pretende ter um cunho histórico e informativo e que possa ser útil para a cidade de Santo André e região

 

 

monumentos históricos e os restos arqueológicos são importantes portadores de mensagens e, por sua própria natureza como cultura material, são usados pelos atores sociais para produzir significado, em especial ao materializar conceitos como identidade nacional e diferença étnica. (FUNARI, 2001, p.02).

 

 

Agradecimentos pelo apoio, incentivo e colaboração:

Edson João de Magalhães

Cindy Lourdes 

Simone Zarate ( Depto. Cultura )

Viviane Gomes (Biblioteca Municipal )

Bene ( Museu )

 

 

QUEM PENSA QUE A DISTÂNCIA FAZ ESQUECER, ESQUECE QUE A SAUDADE FAZ LEMBRAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A morte é uma questão de foro íntimo. É preciso você ficar resguardado em baixo da terra para que sua mutação silenciosa aconteça.

                                                                                                                                    

                                                                                                                                       ( Cyndi e Luciene )

 

 

INTRODUÇÃO

POR LUCIENE ELEIA AGGIO - 2014

 

Formação: Arte Educação, Jornalismo, Pós Graduação em Gestão Escolar e Psicopedagogia

bottom of page