top of page

 

Cemitério da Vila Pires - Cristo Redentor

O Cemitério foi fundado em 5 de Junho de 1954 sob administração do Prefeito Pedro Della Antonia.Com uma área de 58.440m² possui 38 quadras e 5.182 jazigos perpétuos construídos. Conta com três salas de Velório, ( construído na administração do Prefeito Celso Daniel ), 1 columbário com 3 pisos tendo um total de 1296 gavetas para sepultura.

O primeiro sepultamento se deu em 5 de Junho de 1954 na quadra de nº 1, jazigo 1 que foi doado pelo então Prefeito Pedro Della Antonia.

Nota-se ordem da inhumação do Prefeito Del´Antonia

Columbário

Há neste Cemitério uma história popular sobre um rapaz de apelido Zito, ou cigano que é tido como milagreiro. Este túmulo é bastante visitado e há quem diga, ou acredite, que o rapaz faz dar certo casos amorosos. É um dos túmulos mais visitados no dia dos finados. José estudante de medicina morreu aos 25 anos de infarto.

Essa carta parece ser psicografada

Histórias de Funcionários.

 

Conta A. um fato que aconteceu com ele, lá pelos anos de 2005, no cemitério do Curuça. Haviam acabado de construir um ossário cuja porta era fechada com cadeado. Um dia passando pelo local, notou o cadeado arrebentado e um cheiro forte. Quando abriu a porta viu um corpo nu de um rapaz jogado lá. Depois foi constatado que o rapaz era filho de um policial e que morreu asfixiado por um cordão. Segundo comentários ditos na época, mas não comprovados legalmente, é a de que o rapaz era usuário de drogas e havia pegado a arma do pai para negociar e então foi morto para que os assassino pudessem ficar com arma.

 

 

 

Agradecimentos aos funcionários: L. C. T. ( bisneta do Dell Antonia ), A.R.N. encarregado do Cemitério e Seu M. que foi coveiro do Cemitério e hoje aos 64 anos presta serviços no mesmo local como voluntário.

PREFEITO DA ÉPOCA

 

Pedro Dell’Antonia (01/01/1956 a 31/12/1959)Nasceu em 04/08/1891, em São Bernardo. Era comerciante com armazém de secos e molhados, e proprietário de pedreira. Foi eleito vereador em 1936, mas perdeu mandato em 1937, com o Estado Novo. De 1952 a 1955 foi vice-prefeito de Fioravante Zampol, mas quando este renunciou para assumir a cadeira de deputado estadual, Pedro Dell’Antonia não assumiu o cargo de vice - prefeito para poder concorrer às eleições para prefeito. Ganhou as eleições e governou a cidade de 1956 a 1959. Faleceu em 23/08/1970.

bottom of page