top of page

 

 

 

 

 

 

Ao completar 55 anos, o Hospital e Maternidade Dr. Cristóvão da Gama, de Santo André, realiza um inventário histórico e remete à Memória as imagens de hoje. Há uma conjugação, do hospital e do seu criador e fundador, Dr. Celso Caçapava Gama. E é gratificante descobrir que na assessoria de imprensa do hospital está Glória Andrade Sperandio, de uma família de jornalistas e de raízes em Santo André.

Os 55 anos foram celebrados em 30 de setembro último. Quando o hospital surgiu, em 1954, chamava-se Casa de Saúde e Maternidade. Na inauguração, Dom Jorge Marcos de Oliveira, primeiro bispo diocesano do Grande ABC, participou de um de seus primeiros atos na cidade.

O novo hospital começou com 40 leitos. Eram três enfermeiras: Izabel Amelotti, no Centro Cirúrgico; Julieta Faria, no consultório de obstetrícia; e Jacy Okyma, no horário noturno. O corpo médico era composto pelo próprio Dr. Celso Gama, ginecologista; Dr. Álvaro da Rocha Macedo, clínico e cardiologista; e Dr. João Galeb, pediatra, que depois foi substituído por Dr. Suetoshi Takashima.

A primeira ampliação ocorreu em 24 de fevereiro de 1960. Dr. Celso Gama partiu cedo, em 18 de março de 1969. Tinha 46 anos. Dona Marina, sua esposa, deu continuidade ao trabalho do marido, ao lado dos três filhos: José Cristóvão, Celso Augusto e Ival. 

 

A maior obra de Celso da Gama alcança os 55 anos

 

 

 

 

 

 

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

O PATRONO


Celso Caçapava Gama nasceu em Fernando Prestes (SP) no dia 21 de agosto de 1923. Seu pai se chamava Christóvão, também médico. A mãe, professora Corina. O filho Celso formou-se na Escola Paulista de Medicina, em 1949. Veio para Santo André em 1950. Ministrou cursos e palestras modernos, especialmente para a época, como parto sem dor, educação sexual para adolescentes e encaminhamento vocacional.

Prestou assistência médica hospitalar gratuita aos menores abrigados no Lar do Menino Jesus e às mães solteiras do Lar Santa Mônica. Colaborou no Centro de Assistência à Infância, depois transformado na Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André).

 

Fonte das reportagens ABCDPEDIA

bottom of page