top of page

Diario de Bordo: Paranapiacaba

Blog apresentado à disciplina FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA do Curso de Pedagogia – 6º etapa – 2010 - orientado pelo Prof. Dr. José Cássio Másculo.domingo, 21 de novembro de 2010

 

 

Cemitério Bom Jesus de Paranapiacaba

 

Conhecido popularmente como Cemitério de Paranapiacaba. Localizado na Estrada de Paranapiacaba, s/nº, Bairro de ParanapiacabaSanto André. O cemitério foi fundado em 25 de Julho de 1890, em uma área de 20.000 m² aproximadamente, com 600 Jazigos de concessão perpétua construídos. Este cemitério foi construído pelos Ingleses, que na época construíam e trabalhavam na estrada de ferro. Na época ocorreu uma epidemia muito forte que levou a óbito de centenas destes operários, que estando longe de seus lares eram ali sepultados. Foi tombado como patrimônio histórico pelo Município, pois seus jazigos são em sua grande maioria construções bastante antigas datadas daquela época.

( Fonte: http://www.sfmsa.sp.gov.br/cemparanap.htm) Publicado em quinta-feira, 18 de junho de 2009 às 00:00

 

E Paranapiacaba ganha o seu cemitério: era 1890...

Ademir MediciDo Diário do Grande ABC

 

O Cemitério Bom Jesus, em Paranapiacaba é o mais antigo cemitério do Grande ABC dos que continuam em atividade. Existe pelo menos desde 1890.A informação consta da matéria que reproduzimos hoje e que o Diário publicou no Dia de Finados de 1975. O jornal entrevistava o ex-vereador João Dias Carrasqueira Filho (1910-1997), chamado de subprefeito honorário de Paranapiacaba. Carrasqueira dizia: muitos dos restos mortais sepultados no cemitério local deviam ser de ingleses que construíram a Vila de Paranapiacaba e a estrada de ferro.A reportagem constatava que vários jazigos em Paranapiacaba eram de pedra com data do século 19 e dizeres em italiano. Estavam desaparecendo, pela ação do tempo. O PRIMEIRO PEDIDO FEITO PELOS EMPREENDEDORES INGLESES DA ESTRADA DE FERRO RAILWAY FOI A CONSTRUÇÃO DE UM CEMITÉRIO, POIS DEVIDO AO LOCAL INÓSPITO E AO TRABALHO DE RISCO, E COM CERCA DE UNS CINCO MIL HOMENS CIRCULANDO PELO LOCAL ERA PRECISO SE PREVENIR. PARA ACONTECER A CONSTRUÇÃO, ERA NECESSÁRIO QUE O BISPO DE SÃO PAULO AUTORIZASSE. PARA ISSO FEZ UMA EXIGENCIA: QUE SÓ CATÓLICOS FOSSEM ENTERRADOS ALI.

Referencia: Historiador da cidade / vídeo you tube Live Zona Incerta.

 

"... Seja cemitério dos catholicos eternamente separados dos protestantes ingleses a fim de poder ser bendito e assim prestar-se ao enterramento sem profanação dos fieis catholicos”. (Castilho, 1998 p, 45). Disse o Bispo.

Coube aos ingleses protestantes, que por sinal era a minoria da população, que fossem enterrados em outros locais como, por exemplo, na cidade de São Paulo.Esta informação contradiz o que foi dito no texto acima sobre o fato de o cemitério ter muitos ingleses enterrados lá. Até porque a maioria dos imigrantes eram de portugueses, italianos e dos próprios brasileiros.

 

CURIOSIDADES:

 

QUANDO O TÚMULO APRESENTAVA DUAS CRUZES, ERA SINAL DE QUE FUNCIONÁRIOS DA FERROVIA HAVIAM MORRIDO NO MESMO ACIDENTE. ENTÃO A COMPANHIA FERROVIÁRIA PRESTAVA SUA HOMENAGEM.

 

 

 

A CAPELA QUE EXISTE DENTRO DO CEMITÉRIO ( CONSTRUÍDA ENTRE 1909/1949, NÃO SE TEM A PRECISÃO DA DATA ), ALÉM DE VELAR SEUS MORTOS, TAMBÉM SERVIA PARA FAZER AUTÓPSIA NOS ACIDENTES QUE ACONTECIAM NA FERROVIA. NESSE CASO ERA NECESSÁRIO VIR UM MÉDICO LEGISTA DE SANTO ANDRÉ E AÍ O CORPO ERA ENTERRADO NO PRÓPRIO CEMITÉRIO.A CAPELA QUE EXISTE DENTRO DO CEMITÉRIO ( CONSTRUÍDA ENTRE 1909/1949, NÃO SE TEM A PRECISÃO DA DATA ), ALÉM DE VELAR SEUS MORTOS, TAMBÉM SERVIA PARA FAZER AUTÓPSIA NOS ACIDENTES QUE ACONTECIAM NA FERROVIA. NESSE CASO ERA NECESSÁRIO VIR UM MÉDICO LEGISTA DE SANTO ANDRÉ E AÍ O CORPO ERA ENTERRADO NO PRÓPRIO CEMITÉRIO.

NO CEMITÉRIO HÁ UMA LÁPIDE COM UMA HISTÓRIA TRÁGICA. ACONTECEU COM UM MENINO QUE ACABOU SENDO MORTO PELO PRÓPRIO PAI QUE, AO SE ASSUSTAR OUVINDO UM BARULHO NO MEIO DA MATA, ATIROU PENSANDO SER UM BICHO.

 

O CEMITÉRIO POSSUI UM TÚMULO QUE PERTENCE A FAMÍLIA DA ATRIZ ANDREENSE SÔNIA GUEDES.

 

Ossário

O MORADOR SR. J.C.B. CONTA QUE PELOS ANOS DE 1967 OUVE UM TERRÍVEL ACIDENTE COM UM TREM SE CHOCANDO COM OUTRO. ELE MESMO FOI AJUDAR NO SOCORRO DAS VÍTIMAS.

Prefeito na época: Giuseppe Dal Zotto (03/05/1890 a 27/03/1892)Nasceu em 1852, na Itália. Era conhecido também como José Dal Zotto. Recebeu um lote no Núcleo de São Bernardo em 01/02/1878 e aqui se estabeleceu como negociante. Foi um dos signatários do abaixo-assinado protocolado em 16/08/1889 na Secretaria do Governo do Estado, no qual se solicitava a marcação de eleições de vereadores para a instalação da Câmara Municipal. Foi nomeado, em 02/05/1890, um dos Intendentes do Conselho de Intendências. Ficou no cargo até 27/03/1892, quando solicitou exoneração. Faleceu em 10/01/1897.

  

Cemitério ao lado da Igreja

bottom of page